Um amigo falou certa vez Registro de Marca parece Vitamina C, todo mundo precisa, mas sempre deixam para depois!

Apesar de parecer engraçado o comparativo, para nós é difícil ver nosso trabalho comparado com uma vitamina que é comumente negligenciada. Então paramos refletir sobre os efeitos da Vitamina C.

Pesquisando sobre vitamina C, percebi que muito desconhecem os seus reais benefícios, então vamos lá:

A Vitamina C é encontrada fartamente na natureza em frutas, legumes e extratos, é um poderoso nutriente da família dos antioxidantes com múltiplas funções, que relacionamos algumas para exemplificar o poder desta vitamina:

É um dos principais agentes que cuida da cicatrização dos tecidos internos e externos;

Aumenta a imunidade, evitando gripes e resfriados;

Ajuda a manter os vasos sanguíneos em ordem, protege as cartilagens e é um guardião ativo quando o assunto é a manutenção da elasticidade da pele.

Fornece energia ao corpo e ajuda na criação da Dopamina - um importante hormônio relaxante e anti-stress.

Tem grande poder anti-inflamatório e antioxidante;

Combate aos radicais livres e processos inflamatórios;

Ajuda a prevenir a formação de tumores, o surgimento de problemas cardiovasculares, infecções e edemas nas articulações;

Evita a oxidação do LDL, o colesterol ruim;

Combate Doenças Cardiovasculares e Pressão Arterial elevada;

Reduz os riscos de asma e gota;

Ajuda na eliminação do Ácido Úrico;

No entanto, apesar dos poderosos benefícios da Vitamina C, ainda não fazemos uso devido e muitas vezes até não utilizamos, mesmo conhecendo seus benefícios. E porquê? Simples! Todo o benefício incrível desta vitamina é de caráter preventivo. Seu uso não está associado a eliminação da dor ou curas imediatas – tanto que após estar resfriado não adianta tomar vitamina C que não resolverá o problema. Chegamos à conclusão que é uma questão cultural, de falta de educação para a saúde preventiva, o que nos faz adoecer mais e sofrer mais com as consequências, mas que não nos leva a uma mudança de hábito. O que é lamentável!

Com relação ao Registro da Marca, estamos falando praticamente da mesma situação. E aqui passamos a entender a comparação feita pelo amigo. O Registro de Marca traz grandes benefícios aos empresários, aos produtos e aos serviços, entre elas:

Se registrada no INPI tem abrangência nacional;

Protege as empresas, impedindo que sua marca seja utilizada por pessoas não autorizadas;

Identifica produtos e serviços conferindo-lhes confiabilidade e fidelidade;

Assegura a propriedade sobre sua marca;

Confere o direito de exploração comercial;

Evitar que os consumidores comprem produtos ou serviços de outra empresa achando que estão comprando da sua marca;

Impedem a distribuição dos produtos/serviços com sua marca sem sua autorização; 

Se for uma marca forte, concede direito a exclusividade em território nacional.

Por este ângulo, parece sem lógica investir em Grandes Projetos, Empresas e Marcas, sem a preocupação com o registro da marca, concorda? Pois é, no entanto, mais uma vez esbarramos na questão cultural e agora na Educação Empresarial. Como os benefícios de se ter uma marca registrada são observados somente em momentos de crise, torna-se uma ação preventiva e por isso, esquecida até o momento da ameaça, onde muitas vezes já não se consegue reverter a situação.

A comparação feita: Registro de Marca parece Vitamina C, todo mundo precisa. Mas, deixa para depois! é simples e muito pertinente, mas não podemos deixar de fazer algumas observações para te mostrar que o Registro de Marca é melhor e mais importante que Vitamina C!

Registro de Marca mais importante do que Vitamina C.

  1. Quando se deixa de tomar suplementos de Vitamina C. Essa pode facilmente ser substituídas pela alimentação saudável a base de frutas, verduras e extratos. Mas quando a opção é não fazer o Registro da Marca, a empresa está vulnerável principalmente ao "vírus da concorrência". São diversos os casos em que empresas de mesmo ramo de atividade fazem o pedido de registro de uma marca, sem saber que a marca já tem proprietário. O dono pode Exigir a Retirada do Nome de Imediato, conforme está na Lei da Propriedade Industrial. Isso pode gerar grande prejuízo para as empresas desavisadas, que se condenadas, tem que pagar uma indenização mínima de R$15.000,00 (quinze mil reais), muitas vezes desestruturando todo o projeto de uma vida.
  2. Se você tomar Suplemento de Vitamina C vai ficar protegido por um curto período de tempo, em média 24 horas. Enquanto se fizer o registro de sua marca a empresa ficará PROTEGIDA POR 10 ANOS, onde terá que renovar a validade do registro por igual período de 10 anos.

Moral da História

Proteger a marca é uma ação preventiva e corretiva ao mesmo tempo. Quando pelo olhar da Visão Preventiva, se refere a proteção presente e futura da marca, assegurando as marcas fortes reinar no mercado com exclusividade. Já quando vista com Visão Corretiva, destacamos a capacidade que o proprietário da marca tem de notificar, seja extrajudicial ou judicialmente, todo aquele que faça uso da marca sem autorização do proprietário. Este infrator estará cometendo Crime contra as Marcas sujeito a multa, prisão, além de indenização.

Fica a pergunta. Você vai dar Vitamina C ou Proteção de 10 anos para sua empresa? Ou vai continuar sem proteção?