5 Dicas Para Melhorar o Seu Negócio e Crescer com Qualidade
17/09/2018

1º Observar o mercado é um ponto essencial
Isso porque hoje em dia existem diversos tipos de nichos de negócios, então é necessário muita pesquisa e também afinidade com um negócio que você goste e sinta-se bem.
Pode parecer brincadeira, mas se sentir realmente confortável com uma empresa é uma chave para ser bem sucedido.
Imagina só, levando para o lado pessoal, imagine que você torce para um time de futebol, vamos dizer o Real Madrid(Espanha) e você é chamado para torcer para o Barcelona(Espanha), arquirrival do seu time.
Você pode até aceitar, mas quando você for torcer, você com certeza não irá torcer da mesma forma que iria torcer para o Real Madrid, estou certo?
Isso é comum, até porque não gera simpatia com você, então simplesmente você seria "forçado" a torcer para aquele time, não iria fazer por vontade própria.
E é exatamente da mesma forma que acontece nos negócios, se você é obrigado a gerir uma empresa que você não simpatiza, simplesmente a empresa não será bem sucedida porque você não está envolvido no negócio de corpo e alma.
Agora imagine só que você é um curioso nato, você ama computadores e sabe tudo sobre, então aparece uma oportunidade incrível de se abrir uma loja de venda de computadores ou então de manutenção.
Não me restam dúvidas, você com certeza aceitaria, ainda que tivesse um certo risco envolvido, mas quando a pessoa tem a chama do empreendedorismo dentro de si e aparece uma oportunidade, ela agarra!
E é disso que estou falando para você, é uma combinação de fatores.
- Você precisa simpatizar com o que você gosta
- É necessário ter a chama do empreendedorismo
- Coragem, muita coragem para abrir um negócio
As vezes parece assustador dizer que é necessário ter coragem para empreender, mas é verdade... quando você chegar na parte de Parar e tirar tudo do papel desse artigo você vai entender realmente o porquê, mas deixa eu te dá uma breve explicação.
Empreender envolve muitos riscos, significa dizer que você colocará funcionários em risco.
Calma! Não é risco de vida, mas é algo parecido. Você pode simplesmente destruir planejamentos que os funcionários tinham porque não soube administrar o seu negócio da forma correta.
Pode acontecer também de você gerar diversas dívidas e ter que arcar com todas elas. Me desculpe, mas eu realmente preciso ser sincero com você - tudo isso pode acontecer, mas claro... se você seguir as dicas que tem aqui nesse artigo e der mais do que 100% no seu negócio eu tenho a confiança que será um excelente empresário e terá um negócio brilhante.
Ainda que você tenha toda coragem, simpatia e a chama do empreendedorismo a etapa da observação envolve mais coisas também, como por exemplo analisar onde o seu negócio estará, isso também será melhor explicado na parte de Planejamento desse artigo.
Vamos lá, imagine comigo agora que você já simpatiza com seu negócio, tem a chama do empreendedorismo dentro de você e tem coragem, e vamos supor que o seu negócio seja uma Loja de Roupas para o público de classe alta.
Então você vai abrir em um bairro considerado pobre. Você realmente acha que seu negócio vai prosperar? Pode até acontecer, mas eu não posso chegar para você e dizer: "continua que realmente vai dar certo", até porque não é o seu público alvo.
Provavelmente as roupas seriam muito caras e o seu bairro não teria condições de comprar e então o seu negócio viria a falência.
Começou a entender agora o que eu quero dizer, certo?
Mas olha, também tem casos como o do Facundo Guerra, que hoje é considerado um dos maiores empreendedores do país e ao lançar o seu negócio, mas especificamente uma boate, em uma rua que era considerado por muitos como marginalizada e sendo criticado por todos os lados como louco, deu certo e hoje fatura milhões por ano!
Essa daqui é a foto da boate Vegas do Facundo Guerra que hoje em dia vive lotada:
As vezes desafiar o óbvio é bom. Mas nem sempre é garantia de certeza, cabe a você pensar fora da caixa e seguir seu instinto.
2º Planejamento é a base para o sucesso
Talvez para algumas pessoas o planejamento seja desnecessário e eu venho aqui para desmentir completamente!
O Planejamento talvez seja a parte mais importante que você vai ver durante todo esse artigo, só de ler essa segunda parte aqui já posso dizer para você que terá bem mais conhecimento de como ter um negócio bem sucedido.
E eu digo isso porque é uma das tarefas iniciais que todo empreendedor deve fazer e caso cometa erros nessa etapa todo o seu negócio irá por água a baixo e então será necessário rever todo seu planejamento.
Espero que não se assuste, mas realmente isso aqui é algo imprenscidivel para você planejar como será o posicionamento da sua empresa e como ela se manterá nos anos seguintes.
Dentro do Plano de negócios existem diversos tipos de planejamentos, tais como Planejamento Financeiro, Planejamento de Marketing, Planejamento Operacional e mais outros.
Mas caso você não tenha muito tempo nem paciência para fazer isso, quero te recomendar pelo menos seguir esses três:
- Planejamento Financeiro
- Planejamento Operacional
- Planejamento de Marketing
Plano de Negócios
Seguindo o Sebrae, que hoje é considerado um dos maiores órgãos auxiliares para micro e pequenas empresas no Brasil, o planejamento de negócios deve seguir algumas etapas.
- Analisar o Mercado - que é basicamente o que eu te expliquei no tópico anterior de Observação, porém ainda mais detalhado contendo informações sobre o estudo do cliente, estudo de concorrentes e estudo de fornecedores.
- Operacional e Financeiro - na parte do operacional irá definir como sua empresa irá se comportar, será aí que você vai pensar qual será a capacidade máxima de produção ou serviços e a comercialização que seu negócio irá suportar. O financeiro será definição de quanto irá investir em sua empresa, basicamente as estimativas de despesas, receitas, fluxo de caixa, capital de giro, custos de mão-de-obra e mais outros diversos detalhes.
- Aprofundamento - você deve se aprofundar ainda mais no seu negócio, construir cenários negativos e positivos e pensar em ações para corrigir os cenários negativos. Pensar no seu marketing e como prosperar ainda mais a sua empresa.
Caso você queira uma recomendação de uma ferramenta já pronta para preencher, eu pesquisei vários, porém o que eu melhor considerei ideal para iniciantes foi o Plano de Negócios do Sebrae-PB.
#1 Planejamento Financeiro
Entenda essa etapa do plano comparando a sua vida real. Se você recebe um determinado salário e sai comprando diversas coisas que você quer, apenas porque quer, no fim você vai ter uma dívida enorme e não vai saber como pagar.
Seu nome fica sujo, você fica com dor de cabeça, não consegue dormir direito e vai ter que pagar diversos juros e dividir mais um tanto de parcelas para tentar consertar isso. Então o que aconteceu? Você não planejou o que você iria comprar, apenas comprou.
Funciona da mesma forma na sua empresa, é necessário ver quanto você tem de verba, ver as despesas que terá e planejar os piores cenários possíveis que possa ocorrer durante o ano.
O ideal é que você planeje no máximo um ano, isso porque constantemente os mercados mudam e ainda mais com a tecnologia de hoje em dia a todo tempo as coisas estão se modernizando e acontecendo novas situações.
Então o que você deve pensar quando está fazendo o planejamento financeiro? Não é tão difícil, é simples, porém desgastante.
- Entenda os produtos que você vai comprar do fornecedor e quanto você irá lucrar disso.
- Pense nos investimentos que você fará. E quando eu falo investimento é para o funcionamento da sua empresa, ou seja, computadores, móveis, máquinas e demais.
- Capital de giro, pois quando for necessário pagar algumas contas, funcionários e não entrar cliente, é necessário ter esses valores para pagar e estar tudo em dia sem problemas futuros
#2 Planejamento Operacional
O operacional nada mais é do que ver os cargos necessários que sua empresa irá necessitar.
Normalmente alguns negócios tem alguns cargos obrigatórios, então é ideal verificar se o seu negócio realmente precisa para que não ocorra nenhum problema em relação ao funcionamento da empresa.
Detalhe todos os cargos, todos funcionários necessários e o que cada um irá fazer.
Verifique também a capacidade máxima que sua empresa suporta em relação a vendas/produção/serviços.
#3 Planejamento de Marketing
Acredito que você conhece aquele ditado de "A propaganda é a alma do negócio" e olha... essa é uma resposta talvez mais verdadeira do que 2+2. E você nesse momento pode estar me achando maluco, mas calma, vou te explicar.
O marketing hoje é uma ferramenta essencial para todos negócios porque é através dela que você irá conseguir clientes e caso você não consiga clientes o que acontece? Sua empresa quebra!
Simples e objetivo - quebra. Então por que você não vai se importar com essa parte? Empresários antigamente nunca ligaram muito para o marketing, mas hoje em dia veem o quanto é importante isso.
E nos dias atuais o marketing, principalmente digital é obrigatório! Uma empresa que não está presente online está destinada ao fracasso, digo isso com base nos estudos feitos pela Criteo no ano de 2017 com o estudo intitulado TheShopperStory, o digital impacta mais que o boca a boca e quando estão decidindo qual produto comprar, pesquisam online.
Ou seja, se você não está no digital para servir como comparação, você simplesmente não existe para o cliente.
Então é muito importante você como empreendedor do seu negócio que deseja decolar, pensar muito firme nas estratégias do marketing.
E normalmente o plano de marketing contém as estratégias de preços que você pretende utilizar, as estratégias promocionais e divulgações que pretende realizar além de outros diversos pensado totalmente para a divulgação e ampliação da marca para os prováveis clientes.
3º Parar e tirar tudo do papel
É um desafio e tanto fazer várias coisas ao mesmo tempo, por isso é mais do que necessário ter pessoas para realizar coisas que você não é bom. Ainda que você gaste um orçamento a mais, porém a pessoa estará totalmente focada naquele objetivo, então vamos a um exemplo prático.
Imagine que você faz o atendimento, limpeza, marketing, negociações com fornecedores, acompanhamento do processo dos clientes. No fim do dia você estará exausto!
Igual Flávio Rocha normalmente diz: sucesso no negócio não justifica fracasso na saúde, na família ou em outra área relevante a sua vida.
Então não se mate por seu negócio, mas contrate pessoas capacitadas e gerencie-as.
Quando você está focado trabalhando, você não está pensando em estratégias para melhorias do seu negócio, pois você não tem mais tempo para planejar, pensar ou mesmo fazer contatos para expansão do negócio.
Um estudo feito pelo Sebrae mostra que 50% dos pequenos empresários do Brasil não sabem precisar se têm lucro ou prejuízo, e isso é justamente pela falta de capacidade e/ou tempo para focar nessa área e então organizar toda a sua empresa.
Mas ao contratar pessoas, não contrate elas exatamente pelo currículo, mas pela vontade de mostrar serviço. Normalmente esses são os que mais vão te entregar, porque são eles que estão com brilho nos olhos e vão fazer de tudo para aprender.
E uma das melhores coisas que você pode fazer é ensinar pessoas. Cada vez que você ensina, você aprende mais, e consequentemente elas farão o serviço ainda melhor.
Invista em seus funcionários, invista no aprendizado deles e ainda que você pense: "mas eles vão para outras empresas."
O que você prefere? Profissionais ruins, desmotivados e mal treinados na sua empresa ou bons no que fazem, motivados e treinados para melhorar ainda mais?
E ainda que eles saiam da sua empresa, eles vão ter uma gratidão enorme por você, pois foi você que investiu nele, então será em apenas últimos casos que ele realmente pensará na hipótese de migração para outra empresa.
4º É necessário execução e não somente teoria
Você pode ter feito o melhor plano de negócios do mundo, todas estratégias totalmente definidas passo a passo, mas se você não colocar em prática tudo o que você pensou, simplesmente é um tempo jogado fora e um descaso enorme com sua empresa.
Não pense que apenas planejar está tudo certo. É necessário você colocar em prática e constantemente ver se está alinhado ao que foi planejado, porque imagina que você planeja algo para um ano todo, mas não realiza nada?
É compreensível que erros possam acontecer ou até mesmo imprevistos, mas isso não justifica a implementação do seu plano montado anteriormente. Por isso é muito importante que cada etapa pensada e prevista comece a ser executado ainda que lentamente, mas coloque em prática!
E em casos de ter planejado além do que é capaz ou muito distante da sua realidade, revise os seus erros, se reúna com sua equipe e ajuste tudo o que for necessário ajustar.
5º Escutar os clientes e funcionários
Ouça os seus consumidores, eles são a peça chave do tabuleiro. Eles saindo todo o jogo para e você fecha as portas.
Entenda o que eles estão gostando e o que não estão. É muito importante você saber cada detalhe do seu cliente, até mesmo se ele gosta de ser recebido com um Olá, bom dia ou então com um Olá, bom dia fulano.
Talvez eu tenha exagerado um pouco, mas é quase isso. Você precisa fazer mais do que tudo, testes! Os famosos testes A/B. São eles que vão te mostrar o que funciona e o que não funciona.
Aqui na Mavip mesmo fazemos diversos testes para verificar o que nossos clientes gostam para implementar ainda mais algo parecido ou então o que não gostam para revisarmos ou então retirarmos.
Isso é importante porque você está pensando no bem do seu cliente e na empresa - seja a empresa digital ou física.
Apesar de os clientes serem muito importantes, quem irá definir realmente como os clientes vão ser bem tratados são seus funcionários. Eles são a alma do seu negócio! Trate-os da melhor forma possível, porque são eles que vão fazer o teu negócio funcionar do jeito que você e seus clientes querem.
Se você não trata seus funcionários bem, consequentemente eles não irão tratar o seus clientes bem.
Não sei se você conhece o Geraldo Rufino, caso não conheça recomendo acompanhar ele nas suas redes sociais. Aqui está uma foto dele:
Ele é uma pessoa com um carisma incrível - é o tipo de pessoa que qualquer funcionário deseja, isso porque ele te trata como um amigo, ou talvez ainda mais, como um parente.
Desde a pessoa que limpa o chão até aqueles que gerenciam os gráficos mais extraordinários possíveis, ele trata todos muito bem e está sempre com um sorriso estampado no rosto, tanto que a família dele o chama de irritantemente feliz.
E nunca considere que ao contratar as pessoas, você é realmente a pessoa que sabe tudo, claro que é necessário opinar e dar suas ideias, mas de acordo com o Steve Jobs, considerado um dos maiores visionários de todos os tempos.
“Não faz sentido contratar pessoas inteligentes e dizer a elas o que elas devem fazer; nós contratamos pessoas inteligentes para que elas possam nos dizer o que fazer”.
E por fim, apresente histórias de sucesso. É importante você mostrar que os seus clientes e funcionários estão felizes na sua empresa. As pessoas gostam de estar onde o ambiente é agradável, e se sua empresa é dessa forma, pode ter certeza que a consequência será uma prosperidade incrível.
E você? Já fez um planejamento incrível para melhorar o seu negócio?
Vinicius Travassos
Fundador Mavip
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