10 Dicas Mais Importantes para o Registro de Marca no Brasil:
31/08/2018

Guia básico de marca
O que você precisa conhecer
Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI ou Mavip.com.br
Dica 01 - Faça sempre uma pesquisa para saber se a marca está disponível no Brasil.
A pesquisa é realizada no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, órgão oficial para realizar o registro de marca no Brasil. A Pesquisa não é obrigatória, mas serve para evitar um monte de problemas como realizar um pedido de uma marca já registrada.
Nós da Mavip Registro de Marcas Inventamos um programa de computador que faz a pesquisa da Marca, identifica e corrigi os principais problemas responsáveis pelo fracasso do Registro da Marca no INPI. Faça uma pesquisa 100% Gratuita! e peça a ajuda de um consultor da Mavip. Basta clicar na imagem abaixo.
Dica 02 - Processo Viável
Sendo viável o resultado da pesquisa para o registro da marca, você precisa cadastrar sua empresa no INPI. Após se cadastrar é preciso emitir a Guia de Recolhimento da União – GRU, identificando o tipo de empresa, o tipo de marca, pedido de registro de marca, entre outras informações necessárias.
Caso prefira, você pode fazer o cadastro em dois passos pela MAVIP.COM.BR
Dica 03 - Comprove o Pagamento
É muito importante realizar o pagamento da GRU, pois caso o INPI não identifique o pagamento, o processo de registro da marca será considerado inexistente, ou seja, não terá nenhum valor legal e outra pessoa poderá registra a sua marca.
Quando você utiliza a MAVIP.COM.BR a GRU é gerada no INPI por nossos Robôs dentro do formato do Registro 4.0, enviada com toda segurança sem erro e diretamente para o e-mail cadastrado sem burocracia.
Dica 04 - Pedido de Registro E-marcas
Para realizar o pedido de registro você tem que localizar no INPI a plataforma do e-marcas, respondendo corretamente o número da GRU, tipo de marca, classificar o serviço ou produto, anexar a marca e concluir corretamente.
Já na MAVIP.COM.BR você precisa apenas fazer a pesquisa de viabilidade que já identifica a área que sua empresa trabalha. Se precisar de ajuda temos atendimento das 08 às 19 horas de segunda a sexta-feira pelo nosso Chat ou por ordem de dúvida no WhatsApp (11) 9 8802.1158
Dica 05 - Quando meu processo passa a existir para o INPI
O pedido de registro de uma marca passa existir com o protocolo que informa o número do processo, atualmente com nove dígitos. Mas é preciso ficar atento, pós o mero pedido de registro de uma marca não pode ser confundido com o registro de uma marca, são coisas bem diferentes.
Pela MAVIP.COM.BR em até 48 horas úteis com a contratação de pedido de urgência. Assumimos o compromisso de reduzir ainda mais o tempo de revisão e divulgação do número do processo registro da marca ao usuário.
Dica 06 - Direito de Preferência
Quando é feito o pedido de registro de uma marca você garante o lugar em uma fila de preferência, onde o primeiro dessa fila tem o direito assegurado. Diferente do registro de uma marca que é conferido ao final do exame do Governo de um pedido de registro, com validade de 10 anos seguidos.
Além de reduzir em 44% os principais erros sobre a Pesquisa e Pedido de Registro de uma marca, com o Registro 4.0 a Mavip te informa gratuitamente a viabilidade de uma marca.
Dica 07 - Prazos do Processos
Como demonstrado na Dica 05, leva-se um tempo de cerca de dois anos até o fim do pedido de registro. Sendo preciso acompanhar o processo de pedido de registro de uma marca até o deferimento, porque nesse período poderão ocorrer questionamentos feitos pelo INPI, com prazos relativamente curto para serem respondidos. A maioria desses questionamentos com 60 dias para serem respondidos sob pena de arquivamento, fazendo que você perca todo o trabalho
Nunca perdemos os prazos porque temos uma ferramenta exclusiva para acompanhamento de marcas junto ao INPI. Você deve estar se perguntando.
Dica 08 - Acompanhamento
O acompanhamento é tão importante no processe de pedido de uma marca quanto o próprio pedido de registro da marca. Você pode fazer sozinho desde que tenha habitualidade e disciplina para investigar seu processo todas as semanas na Revista da Propriedade Industrial(RPI).
Com a Mavip.com.br você fica tranquilo, contratando uma licença do serviço de Acompanhamento Anual, presente em muitos de nossos Planos, você tem a garantia que os comunicados do INPI referentes ao processo contratado serão informados imediatamente.
Dica 09 - Registro da Marca
O comunicado mais aguardado por qualquer empresário é o comunicado do Deferimento do Registro da Marca, nesse momento começa a contagem de tempo para a conclusão do registro no Prazo Ordinário de 60 dias, ou em uma segunda chance no Prazo Extraordinário de mais 30 dias, sob pena de arquivamento.
Quando você utiliza a Mavip.com.br a GRU é gerada no INPI, após a apresentação do documento pago é realizado o serviço de Registro da Marca no Prazo Ordinário.
Dica 10 - Aproveitando o Registro da Marca
O registro tem prazo de validade de 10 anos, e poderá ser renovado a partir do último ano por igual período de 10 anos. Enquanto o registro estiver sendo renovado pertencerá a empresa que poderá explorar a marca.
É através do registro que as empresas podem vender, alugar, franquear ou expandir de forma controlada. Isso ocorre porque a marca pertence a empresa que pode usar com exclusividade impedindo que outros usem, ou por meio de um contrato, permitam o uso com sua supervisão. Afinal, a marca é um bem semelhante a uma carro, empresa ou terreno. A diferença é que sua propriedade esta vinculada a um titular que pode ser uma pessoa ou uma empresa.
Achou complicado? Acione nosso WhatsApp (11)988021158 e descubra a forma fácil de registrar sua Marca.
Conheça o passo-a-passo de como Registrar um Marca
Baixe Agora o Checklist Mavip
Clique: Faça Agora Pesquisa de Marca no INPI 100% Gratuita
Leia outros artigos no nosso blog.
Escrito por
Vinicius Travassos
#PropriedadeIndustrial #PropriedadeIntelectual #PI #Patentes #RegistrodeMarcas #INPI #Sebrae #ConcorrênciaDesleal