Na sequência abaixo vamos te dar 10 dicas para você não registrar sua marca:

 

Dica 01- Redes Sociais podem fazer um perfil ficar conhecido rapidamente e não precisa de registro da marca. Já defendemos diversos casos de Marcas Registradas COPIADAS EM PERFIL DE REDE SOCIAL, alguns provedores como Google e Facebook BLOQUEIA O PERFIL mediante a comprovação do Registro da Marca de forma bem simples.

 

Dica 02- É caro Registrar Marca, você investe dinheiro pela Mavip no mínimo (R$ 999,97) e pelos concorrentes (R$ 5.484,00), mais taxas federais, para ter a marca registrada. O que muita gente não sabe é que uma Marca Registrada vale cerca de (R$ 15.000,00) e que faz parte do ativo da empresa como um carro, sede da empresa ou equipamentos.

 

Dica 03- É muito demorado, são cerca de 2 anos até que saia o registro da marca. Antes disso você tem o pedido de registro da marca que passa por um exame técnico que leva esse tempo todo. Mesmo com todo esse tempo, quem faz o Pedido de Registro tem o direito de Notificar Quem Usa a Marca Sem Autorização, e quando sair o Registro pode Cobrar Indenização 

 

Dica 04- Você pode trocar o nome de sua empresa ou título do estabelecimento (antigo nome de fantasia), ou ainda trocar o nome do produto sempre que lhe convier. O Cliente/Consumidor está cada vez mais atento as marcas, já que é justamente a marca dos produtos e serviços funciona como uma identidade permitindo ao consumidor reprovar ou recomendar sua empresa.

 

Dica 05- A marca fraca ou marca de uso comum não pode ser registrada com exclusividade e você pode fazer uso de uma marca como está para não ter que perder tempo ou dinheiro, como "Casa do Bolo". É bom lembrar que você e toda a torcida do Flamengo poderão usar a marca. Todos, independentemente da distância entre as empresas poderão usar a mesma marca. Logo, se alguma dessas empresas for surpreendida por um consumidor ao partir o bolo e encontrar uma barata dentro, todas as "Casa do Bolo" serão mal vistas por vender bolos com barata dentro. Essa confusão de identidade ocorre por não se ter a EXCLUSIVIDADE sobre a marca "Casa do Bolo".

 

Dica 06- Uma desvantagem do registro da marca é ter validade, sendo necessário a sua renovação para poder continuar usando com exclusividade. A Marca Registrada Tem Validade de 10(dez) Anos, sem pagamento de taxas ou honorários. Nesse período dá tempo suficiente de tornar a marca conhecida, ganhar dinheiro e fazer a renovação que custa cerca de (R$ 700), necessária a partir do último ano de validade do registro.

 

Dica 07- Caso você faça a opção pelo Registro da Marca é importante saber que sua marca ficará disponível para consulta pública no site do INPI e todos que pesquisarem poderão ver sua marca, sujeito a cópia e variações. É bem verdade que a marca ainda em processo fica disponível para consulta pública, isso protege a marca da data de início do processo para frente como direito de autoria e uso da marca, até que o exame seja concluído e o direito do registro reconhecido. O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) pode ser equiparado a um Cartório, dando fé pública aos processos e atos relativos a marca, além de ser o órgão oficial para registro de marcas no Brasil.

 

Dica 08- Se você fizer um Registro de Marca corre o risco de ficar viciado. São 45 classes possíveis de registro e algumas compatíveis com outras atividades, por exemplo: Para uma confecção posso ter um registro para loja e um para fábrica. Contudo, o ciclo vicioso ocorre quando você exige a alguém ou alguma empresa que esteja usando a marca sem sua autorização Retirar, Para, Interromper o uso imediatamente sob pena de ter que pagar pelo uso Não Autorizado da Marca. 

 

Dica 09- Fazer o Registro de Marca é muito BUROCRÁTICO. Sim, isso é uma verdade que existiu até o surgimento da Mavip Registro de Marcas, a 1ª ferramenta 100% automática que transformou a forma de como se faz o registro de marca no Brasil, sendo reconhecida pelo Ministério da Indústria (MDIC) e Ministério da Transparência (CGU). Hoje é possível tem o processo protocolado em até 48 horas com o mínimo de burocracia.

 

Dica 10- Para encerrar, tem pessoas que gostam de arriscar em Bolsa de Valores e Moedas Virtuais que não precisam de Registro de Marcas. Nos dois exemplos, as maiores operadoras do mundo tem suas marcas registradas: a Bolsa de New York em Wall Street - NASDAQ, assim como a moeda virtual mais conhecida no mundo hoje o BITCOIN. Se os banqueiros que são apaixonados por dinheiro protegem suas marcas o que você acha que devemos fazer? Quem devemos ter como exemplos?

 

Tudo isso é uma brincadeira séria para mostrar a importância do Registro de Marca para pequenas e grandes empresas. Realmente a Lei da Propriedade Industrial é uma ferramenta importante para para proteção ao Consumidor e Empresas que por meio da marca usam uma identidade única e exclusiva.