Como saber se uma marca já existe ao abrir uma empresa?


O registro de marca pode ser feito no nome da pessoa (CPF) ou no nome da empresa (CNPJ). É importante observar que a marca adquirida durante o processo para abrir a empresa precisa de proteção nacional feita com o Registro da Marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI.

Quando o contador pede algumas opções de nome é para Razão Social da nova empresa, podendo ter ou não Título do Estabelecimento (antigo nome fantasia). Tudo isso é para que União, Estado ou Prefeitura, possam identificar o estabelecimento pelo Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

É importante lembrar, a empresa Sem Marca Registrada terá sua razão social apenas na Junta Comercial do Estado onde foi criada, sem a proteção da marca em todo o Brasil!

Para ter a proteção em todo Brasil é preciso fazer o Registro da Marca no INPI, seja por meio de um escritório ou despachante, apenas as marcas existentes e ativas tem a proteção da Lei da Propriedade Industrial.

Quanto é o tempo de Validade do Registro

O registro tem início com o pedido de registro e passará por um exame que leva cerca de 2(dois) anos, indicando ao final o entendimento sobre o registro. Conferido o registro da marca, sua validade em todo Brasil por 10 anos e pode ser renovado por igual período.

Sua empresa passa a existir com a criação do CNPJ. Esse documento contém várias informações como data de abertura, endereço, e principalmente a RAZÃO SOCIAL e o número do CNPJ, ambos servem para identificar sua empresa. Consulte seu CNPJ na Receita Federal do Brasil clicando na imagem abaixo: