Milionários Também Erram: Registro e Patente
19/03/2020

A trajetória empreendedora de um novo rico foi marcada pelo desafio de tratar novos problemas diariamente. Flávio Augusto, relata em seu livro sua trajetória de sucesso como forma de motivar pessoas a insistirem nos seus sonhos.
"-Ter sensibilidade de vendas e poder entender a necessidade do cliente faz toda a diferença."
Abrir uma escola de idiomas sem saber falar inglês parece algo improvável, mas não para o empresário Flávio Augusto da Silva, 42, fundador da Wise Up, O negócio iniciado em 1995 com R$ 20 mil de cheque especial foi vendido em 2013 por R$ 877 milhões para a Abril Educação.
Naquele momento Flávio criou uma escola de inglês para adultos quebrando a percepção do mercado que focava apenas em crianças e adolescentes. Olhar para um projeto grande e fazer a regressão sempre passa o sentimento de que foi fácil para quem tem dinheiro. Entretanto, ele veio de baixo, teve a visão.
A insegurança o fez buscar dividir a responsabilidade com um possível sócio que teria que vender o carro (Voyage), mas "deu para trás"(desisistiu) e se recusou a entrar no negócio.
Tá pensando que ele desistiu? Que nada!
Raspou o limite do cheque especial (até hoje a taxa de juros mais alta do mercado), levantou 20 mil reais e fundou sua primeira escola de inglês, a Wise UP- inglês rápido, porque você tem pressa!
Curioso nessa história é ter a certeza de que não sabemos de tudo. Criar, investir e consolidar uma marca forte sempre foi o plano. Mas como fazer isso dar certo?
Investimos dinheiro, tempo, energia e tudo o que é necessário. Mesmo assim, algumas vezes somos surpreendidos pela inexperiência ou desinformação, custando caro a empresa corrigir o erro e ajustar o curso.
A história real é igual a de muitos empresários brasileiros: como surge o nome de um grande negócio?
Wise UP foi na realidade o segundo nome desse grande projeto. Por isso Flávio fala dos cuidados que o empresário deve ter na criação de uma marca, destacando a importância da patente do nome (nome técnico: registro da marca) no Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI, bem como da limitação ou falsa proteção encontrada no registro da empresa por meio do nome de fantasia (nome técnico: título do estabelecimento) realizado pelo contador na abertura da empresa.
Para ficar mais fácil de entender: não é suficiente fazer o registro da marca na junta comercial. Apenas o registro (patente da marca) no INPI garante a proteção em todo Brasil.
Flávio não sabia desse detalhe tão importante e foi notificado judicialmente por usar a marca “WINNERS SCHOOL”. Tudo aconteceu porque existia a marca registrada “WINNERS CULTURE” com todos os direitos sobre a área de educação.
Aprenda com o case do Flávio Augusto: Ter que elaborar nova marca e iniciar a comunicação do zero. Lembrar que a marca que já faz parte de nossa rotina, reconhecida como identidade da empresa e consequentemente aplicada em tudo tem que ser SUBISTITUÍDA, Isso é caro e requer atenção para que o erro não se repita no processo.
No caso da Wise Up, trocar a marca impactou na logo, nome, letreiro, livros, papelaria dentre outros. Lembrando que nesse momento igual a grande maioria dos empresários brasileiro, Ele estava “duro”!
A Mavip concorda com o pensamento do Fábio em usar uma marca forte, planejar a empresa e principalmente “TER CORAGEM DE MUDAR”.
Sim, o novo assusta! Desde a antiguidade como descrito no “Mito da Caverna”, expor-se a situações novas nos tornam vulneráveis ao desconhecido. Mas igualmente nos força refletir sobre situações novas, pois podem trazer consigo grandes oportunidades de crescimento e desafios!
Comece sua mudança pessoal agora mesmo! Tire seu projeto do papel, pesquise sobre o mercado, estude os concorrentes e registre sua marca com a Mavip. Aprenda com a experiência de quem passou por isso e hoje é empresário de sucesso. Dessa forma você não vai precisar errar os mesmos erros dos outros e poderá ter resultados em um tempo menor.
Assista o vídeo completo da entrevista do Flávio Augusto no programa do Danilo Gentili, para o SBT, disponível no youtube.
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Quem é Fávio Algusto segundo o artigo da Economia Uol
E você? O que está esperando para registrar sua marca?
www.mavip.com.br
Escrito por:
Vinicius Travassos
Fundador da Mavip
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