O InovAtiva Brasil é um programa gratuito de aceleração em larga escala para negócios inovadores de qualquer setor e lugar do Brasil. Ele é realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC),  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), com execução pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI).

 

Através desse programa, o participante recebe capacitação de nível mundial em empreendedorismo inovador por meio de cursos gratuitos online, mentorias e atividades presenciais em Bootcamps e Demoday, além de poder se conectar com potenciais parceiros, investidores e grandes empresas, receber suporte para internacionalização de seu negócio e contar com vantagens adicionais para participar de outros programas públicos e privados parceiros. Os cursos online são gratuitos e qualquer usuário pode participar dele. As demais atividades são direcionadas a empreendedores selecionados aprovados para o ciclo de aceleração do programa.

 

O objetivo do programa é atender principalmente empreendedores que estejam desenvolvendo negócios inovadores para qualquer setor da indústria, comércio, serviços e agronegócio. Os negócios podem estar em estágio pré-operacional, porém com um produto ou serviço que esteja pelo menos em estágio final de desenvolvimento, de preferência prototipado ou com uma versão beta disponível. A startup também não pode ter um faturamento anual superior a R$ 3,6 milhões e nem ter recebido investimento em participação de terceiros (investidor anjo ou fundo de investimento) acima de R$ 500 mil.

 

As startups que participam de todas do ciclo de aceleração do programa e cumprem com suas atividade obrigatórias recebem o status de Empresa InovAtiva e se habilitam para participar dos programas de internacionalização de startups do InovAtiva Brasil e de seus parceiros, além de contar com outros benefícios em programas que reconhecem a importância do conhecimento e experiência adquiridos pelos empreendedores que participam o InovAtiva Brasil. É o caso da Chamada Pública MEC/CNPQ, do Edital SENAI/SESI de Inovação e da Linha de Financiamento BNDS - MPME Inovadora. Maiores detalhes sobre estes benefícios e outras informações sobre o programa podem ser encontrados no endereço www.inovativabrasil.com.br.