Outro dia uma cliente perguntou “- Por que preciso registrar minha marca?”

 

Isso nos fez pensar quantas pessoas devem fazer a mesma pergunta. Pensando em você que corre para seu novo iPhone, consulta o Google, escutando “U2” nos seus fones Bose, camisa da Hollister, calça da Diesel e tênis Vans, entre outros acessórios.

 

 Vamos responder algo um tanto óbvio. Será?!

 

Todos nós consumimos marcas, seja de leite, manteiga ou restaurante... Esses exemplos me ocorreram porque devo está com fome. Mais vou repartir as torradas da Bauducco com geleia Homemade.

 

Perceba que as marcas estão em praticamente todos os lugares, com destaque que é uma obrigação quando o assunto é negócio. Isso ocorre a séculos e tem uma explicação igualmente simples, a marca permite que o consumidor identifique produtos, serviços ou empresas.

 

O que nós causa surpresa é perceber que muitos empresários simplesmente “não ligam para marca”. Eles reproduzem um discurso que não corresponde as práticas empresariais da atualidade.

 

Ter a Marca Registrada permite o que a maioria dos empresários buscam, um espaço no mercado com exclusividade, onde os concorrentes não tenham espaço e legalmente não possam copiar. Pronto! Esse é o registro conferido pelo Registro de uma Marca.

 

Insatisfeito, como todo bom empresário, continuou... por que fazer o registro agora?

 

São vários os motivos. Vamos listar os principais:

 

Para ter o Direito de Usar a marca como propriedade, podendo vender, locar e fraquear.

Outro motivo muito importante é o tempo de processamento de uma marca no INPI, são 2 a 3 anos.

Mas se você é capaz de colocar sua empresa em risco depois de conhecer motivos importantes e imediatos para entrar com o pedido de registro hoje mesmo, mas ainda não está totalmente convencido, veja a motivação campeã do Brasil.

 

 “Para que o concorrente não registre minha marca e me tire do mercado”. Gente, o pior que isso pode! E ocorre toda semana. Para não falar de leis e normas, vamos resumir com a interpretação da Lei da Propriedade Industrial, “... se você tem a marca a vários MESES e não registrou é porque não tem interesse na marca. Neste caso, qualquer pessoa com boas intenções e que utilizem uma marca por mais de 6 meses poderá registrar a marca disponível.

 

Dessa afirmação surge a pergunta: