Registro de Marcas: Como Garantir a Proteção da Sua Marca no Brasil

 

Bem-vindos,

 

Vamos falar sobre como centenas de milhares de empresas têm proteção da sua marca no Brasil. Se você chegou até aqui vai aprender esse código e aplicar na sua empresa!

 

O Que é Registro de Marcas?

É a proteção conferida por Lei as marcas.

 

A Importância

O registro de marcas é importante para que sua empresa possa ter a exclusividade sobre a marca na área que foi registrada.

 

Como registrar sua marca?

1. Pesquisa de Viabilidade

Fazer uma pesquisa de viabilidade. Isso envolve verificar se já existe alguma outra marca registrada que seja semelhante ou igual a sua, o que o impede de obter o registro.

 

2. Escolha da Classe

As marcas são registradas por classe em que a sua empresa atua no mercado. O INPI possui uma classificação para cada atividade que deve ser indicada no momento do pedido de registro.

 

3. Preparação da Documentação

Na atualidade, você vai precisar de poucos ou nenhuum documento em função do cruzamento de dados do Governo. Todavia, se a marca for para uso em medicamentos e produtos quimicos ou na possibilidade de você realizar o pedido de registro em outra área da qual não atua, estará sujeito a ter que apresentar certos documentos para comprovaçào do uso da marca ou licenças de outros órgãos públicos como ANVISA.

 

4. Depósito do Pedido

O depósito do pedido de registro de uma marca é na realidade o momento em que seu processo passa a existir reivindicando a exclusividade da marca.

 

5. Análise da Marca

Durante alguns meses seu processo fica aguardando análise de um funcionário do Governo que decidirá se a marca poderá realmente ser registrada.

 

6. Concessão

Se não houver oposições ou registro de marca. A partir desse momento, você terá uma marca registrada por 10 anos.

 

Veja quais são as vantagens do Registro de Marcas

O registro de marcas oferece diversas vantagens para as empresas. Alguns deles incluem:

 

1. Proteção Legal

O registro de marcas garante exclusividade da marca em todo Brasil

 

2. Fortalecimento da Marca

Você pode impedir que pessoas não autorizadas utilizem sua marca por ter registro.

 

3. Valorização do Negócio

Marca registrada é um ativo da empresa, vale dinheiro, por esse motivo deve ser estipulado um valor para seu uso no mercado, também conhecida como “valuation”.

 

Conclusão

Neste artigo, discutimos o registro de marcas no Brasil. Destacamos os principais pontos pelos quais você deve registrar sua marca e atribuir um valor.

 

Agora você está pronto para iniciar o registro de sua marca!