Como o registro de marca entrou na nossa vida? O que tem o Brasil de especial quando falamos de Marcas? Por que uma Marca made in Brazil?

 

São todas perguntas que vivo me fazendo (Dr. Vinicius) desde 1998 quando estava na faculdade e um amigo me ofereceu um curso sobre propriedade industrial (marcas e patentes), hiperativo minha resposta previsível, sim! Não sabia que aquele curso mudaria a minha vida profundamente, primeiro pelo despertar do conhecimento que me levou anos a frente a fazer o curso de direito e uma especialização em artes visuais, mergulhei nesse universo, mas faltava encarar um desafio maior.

 

Em 2008 me tonei o primeiro consultor de propriedade industrial e intelectual credenciado ao Sebrae/PB, seguido pelo IEL, ASSINTECAL, Governos Estaduais, entre outros clientes públicos e privados. Contudo, o paradigma foi construído para ser derrubado quando a Gestora do Programa Startups PB do Sebrae (Danyelle Raposo) me convidou para ministrar um curso sobre legislação aplicada a empresas de tecnologia com foco em startups.

 

Esse foi o segundo momento especial na minha vida, aquele contato com desenvolvedores e pessoas ligadas a área de tecnologia me fizeram dar uma guinada na minha vida e empreender na área de "tecnologia do direito",  e questionar seria possível criar uma ferramenta capaz de fazer busca no banco de dados público do Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI, oferecendo uma resposta automática?

 

Foi nesse momento que senti necessidade de fazer uma pausa e fui para os Estados Unidos, conhecer e entender o mercado de marca (trademark) com novos hábitos, outra cultura. No decorrer dos últimos dois anos passei mais tempo na América do que no Brasil, buscava números e profissionais, viajei várias vezes para São Paulo/SP, North Miami/FL, Recife/PE, San Francisco/CA, Salvador/BA, Deerfield Beach, Sanny Isles Beach/FL onde nos reunimos e decidimos começar a Mavip Registro de Marcas. Mas por onde deveríamos começar?



Decidimos que deveria voltar para o Brasil e iniciar a empresa em João Pessoa/PB a empresa. A cidade com fama de empreendedora, reuni as condições que precisava, qualidade de vida e condições viáveis para implantação de uma empresa totalmente inovadora. Na verdade, o que pretendíamos era implantar uma empresa totalmente inovadora nos Estados Unidos, ocorre que as estatísticas mundiais me mostraram que o Brasil registra mais de 100 mil marcas em média por ano a mais que os Estados Unidos. Meu sócio brilhou os olhos e falou "meu camarada, Brasil!" Malas prontas e destino certo João Pessoa, um paraíso que reuni características de uma cidade tranquila mesmo sendo uma Capital.

Como somos do tempo que missão dada é missão cumprida, em 01 de novembro/2016 lançamos a loja virtual da Mavip Registro de Marcas, primeira plataforma para pesquisa, pedido de registro, acompanhamento de processo e registro de marca fora do INPI. Antes mesmo do lançamento, submeti o projeto ao Inovativa Brasil, programa do Ministério de Indústria, Comércio e Serviço Exterior, e para nossa surpresa fomos classificados na primeira etapa 2016.2, como uma das 300 empresas mais inovadoras do País.

Outras instituições importantes estão colaborando na construção desse projeto como o Sebrae, CDL, FIEP, IEL, Associação Brasileira de Startup - ABS, entre tantas outras. Tudo isso nos leva crer que temos que confiar em DEUS, ter muita disciplina, acreditar nos números, estudar e trabalhar para os empresários poderem de forma simples cumprir os 04 passos, Pesquisa, Pedido de Registro, Acompanhamento e Registro de uma marca. Por fim, queremos agradecer a todos que depositam confiança em nosso projeto, na possibilidade de inovar na área do direito, aos nossos colaboradores e mais uma vez a DEUS que provem nossa vitória.

 

Saiba mais sobre Mavip!